Amanda Carvalho lança seu primeiro EP

Amanda Carvalho lançou seu EP esse mês. Foi uma forma de reunir o incrível trabalho que ela vem fazendo aqui no Vox Music Studio.

Além de um talento natural que ela tem ao cantar, sempre está estudando e se aperfeiçoando na arte da música e surpreendendo a todos com suas performances. Se você ainda não viu os vídeo clipes que foram produzidos pelo Vox Music com as canções que está no EP, veja abaixo no nosso canal do Youtube:

 


Música Erudita e o jovem Davi Lisboa

Você pode, ainda, não ter ouvido falar do Davi Lisboa, mas, com certeza, já ouviu falar dos grandes músicos alemães Johann Sebastian Bach e Ludwig van Beethoven, mais conhecidos por Bach e Beethoven e suas incríveis composições. Ambos deixaram legados muito importantes para a música e são referências em todo o mundo.

Se você conhece um pouco de música sabe que não é fácil tornar-se um músico erudito, ainda mais com o piano. O jovem Davi Lisboa, mesmo vivendo em um país com diversas influências da música popular, se dedica por muitas horas para estudar piano e mostra que todo esse esforço vale muito a pena.

Ele esteve no Vox Studio Music junto de sua mãe Gilmara e nos impressionou! Veja como é maravilhoso ouvir Davi tocando, a forma como ele vive a música e a interpreta.

 

 


Dia do Cantor – Personal Trainer dá dicas para cantores se exercitarem

Hoje temos uma dica especial para encerrar a semana do Cantor, para aqueles cantores que sempre estão saindo para viagens de shows e bailes por todo o Brasil e muitas vezes não encontram tempo para se exercitar.

É um treino funcional que ajudará a manter o ritmo e a saúde para os shows, passado pelo Personal Trainer Leandro Lima.

Este treino leva apenas 15 minutos e pode ser feito no quarto do hotel que vocês estiver hospedado ou no camarim.

Veja o vídeo abaixo:


Dia do Cantor – Maysa Monjardim e Emílio Santiago.

Queremos destacar dois cantores incríveis que fizeram história no cenário musical brasileiro e deixaram muitas saudades e muitos ensinamentos: Maysa Monjardim e Emílio Santiago.

Maysa nasceu no estado de Espírito Santo, desde criança sonhava em ser cantora. Ela casou-se com André Matarazzo aos 18 anos e após o nascimento do seu primeiro e único filho, Jayme Monjardim, lançou seu primeiro álbum, Convite para ouvir Maysa, a partir disso começou sua carreira musical que passaria pelo Samba-canção, bossa nova, MPB e mais de 15 álbuns lançados. Fez grande sucesso no Brasil e fora do país com sua voz poderosa. Infelizmente, morreu aos 40 anos de idade no ano de 1977 em um acidente de carro, mas deixou um legado muito grande para as futuras gerações. É muito importante se atualizar e buscar o que há de novo no cenário musical, mas não podemos deixar para trás o que grandes cantores de décadas passadas como Maysa tem a nos ensinar. Seus maiores sucessos são: Ouça, Meu Mundo Caiu, Por Causa De Você, Adeus, No Meio Da Noite, Suas Mãos, Franqueza, O Que, Se Todos Fossem Iguais A VocÊ, Resposta, Conselho, Felicidade, O Barquinho, Eu E A Brisa.

 

Emílio Santiago nasceu no Rio de Janeiro e no começo da vida, não pensava em ser cantor, tudo começou porque seus colegas da faculdade de direito o inscreveram para um concurso de música da própria faculdade sem ele saber. Ele venceu o concurso e chamou a atenção dos jurados. A partir daí, Emílio começou sua carreira na música, terminou seus estudos de Direito e lançou seu primeiro LP em 1975. Ganhou diversos prêmios, lançou 30 álbuns e é considerado o dono da voz mais perfeita do Brasil por alguns especialistas. Infelizmente Santiago nos deixou aos 66 anos de idade no ano de 2013. Seu legado é riquíssimo para todos os cantores. Cantou sucessos como: Saigon, Verdade Chinesa, Tudo que se quer, Aquarela do Brasil, Lembra de mim, É demais pra mim, Só Danço Samba.

Vamos sempre lembrar desses grandes cantores que nos deixaram muitos ensinamentos!

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maysa e https://pt.wikipedia.org/wiki/Em%C3%ADlio_Santiago


Dia do Cantor – Valentina Duprat homangeira Glee, Adele e Marisa Monte

Valentina Duprat tem 13 anos e é uma das estrelas teen do Vox Music. Ela aceitou o desafio para o Dia do Cantor, e cantou, não só uma, mas três grandes vozes do mundo musical, a primeira é There are worse things I could do, uma canção do filme Grease – Nos tempos da brilhantina, que foi regravado pelo Glee.

A Valentina gosta de músicas das grandes vozes. Adoramos as escolhas dela, pois as músicas vêm cheia de desafios, notas longas, muito agudas e a melodia chega num do 4.

There are worse things I could do tem bastante trabalho rítmico começa Ad libitum (ad lib) significa que  a interpretação é livre, sem compasso e sem tempo, o que exige bastante do ritmo interno do cantor para não se perder, e conseguir após alguns compassos entrar à tempo na linha melódica, que passa de um compasso quaternário simples 4/4, para um quaternário composto 12/8.

Vamos ouvir a talentosa Valentina Duprat:

 

 


Dia do Cantor – Perla Bryant homenageia Meghan Trainor

Continuando com nossas homenagens na semana do Cantor, chegou a vez da Perla Bryant.

A Perla só tem 8 anos de idade e um talento incrível. Foi um grande desafio para ela, cantar Meghan Trainor. Meghan também é uma jovem cantora estadunidense, que também começou sua carreira muito nova e hoje tem 3 álbuns oficiais.

Na melodia há notas bem graves e bem agudas numa divisão rítmica que faz ser difícil a dicção das palavras, principalmente no inglês. Mas isso não foi problema para ela, além de cantar muito bem garantiu a performance corporal.

Vamos ouvir esse pequeno grande talento que é Perla Bryant:


Dia do Cantor – Amanda Carvalho homenageia Amy Winehouse

Hoje, começamos uma semana muito especial para o Vox Music Studio, pois no dia 13 de julho é comemorado o Dia do Cantor! Por isso desafiamos os jovens cantores do Vox Music a homenagear seus ídolos e influenciadores musicais.

O primeiro desafio foi feito para a Amanda Carvalho, que faz preparação vocal aqui no Vox Music Studio.

A Amanda sempre gostou bastante da Amy Winehouse. Admira muito o timbre da Amy e a forma madura que ela interpreta as canções mesmo com sua pouca idade. Amy será uma cantora que ficará marcada na história por seu incrível talento. Infelizmente neste mês faz 6 anos que perdemos essa grande artista.

Amanda Carvalho com todo seu talento mergulhou de cabeça nas músicas da Amy, pois é muito importante trabalhar uma cantora e cantar não só uma música, mas conhecer um pouco mais a fundo as particularidades do seu repertório.

Tivemos um resultado incrível! Primeiro ela cantou Tears dry on their own e a segunda foi Rehab “A Capella”. Cantar “ A Capella” é cantar a melodia sem acompanhamento harmônico ou rítmico. Veja abaixo os vídeos:

 

 

 

 

 

 

 


Vozes infantis e mudança de voz

Vozes Infantis:

As vozes, tanto de meninos quanto de meninas, sob o ponto de vista musical não apresentam muita diferença e, por isso, são simplesmente classificadas como Vozes Infantis.

Não achamos aconselhável que crianças entre 0-12 anos pratiquem impostação vocal (vocalizes).

A criança sabe naturalmente como usar seu aparelho vocal e deve cantar livremente. É mais interessantes nessa idade estimular a criança em seu “todo criativo”, deixando que ela primeiro explore e vivencie o espaço, objetos sonoros, instrumentos musicais, percepção auditiva, o imaginário, materiais plásticos diversos (argila, tintas, papel etc…), enfim: viva plenamente como integrante do Universo, optando posteriormente pelo aprofundamento em alguma área artística específica: música, teatro, dança, artes plásticas, canto etc.

Mudança de Voz:

É na puberdade que acontecem mudanças na voz. A puberdade acontece entre meninos dos 12 aos 16 anos e entre meninas, dos 11 aos 14 anos.

As idades acima variam devido à precocidade ou retardo do desenvolvimento de todos os órgãos.

A mudança de voz caracteriza-se pelo crescimento anatômico da laringe em todas as dimensões.

Cantores adolescentes. O que fazer?

Nos meninos a mudança é caracterizada geralmente pela rouquidão. É radical, pois a voz desce cerca de uma oitava, adquirindo mudanças no timbre, maior sonoridade e resistência.

Na meninas a mudança é menos brusca, sem rouquidão, mantém sua altura, tornando-se aveludada, melhorando a extensão, timbre e intensidade.

Com um acompanhamento de bons profissionais da área do canto, o adolescente pode sim cantar, praticar, ensaiar etc., sem causar inconvenientes neste período de mudança vocal. É o que acontece aqui no Vox Music Studio que tem todo o cuidado com a voz independente da idade e com isso temos o prazer de ter um portfólio que percorre todas as gerações.

Nossas estrelinhas são bastante esforçadas, já dão um show na TV e seguem trilhando o caminho da música. Veja alguns ensaios feitos no nosso estúdio:

Fonte: Canto uma expressão – Princípios básicos de técnica vocal. Tutti Baê e Mônica Marsola.