Festival Internacional de Música

Foto tutti bae Folha de Londrina

O 38 Festival de Música de Londrina com a direção artística de Marco Antonio de Almeida e a direção Pedagógica de Magali Kleber, aconteceu entre os dias 16 à 28 de julho. Nesse ano o tema foi a Paixão pela Música e foi o que pudemos sentir em toda a equipe e nos participantes de diversos workshops, master class, aulas individuais e cursos de todos os gêneros e estilos que o Festival proporciona nesses dias.  A atmosfera é de aprendizado e é legal ver os alunos indo de um curso para outro para aprender ao máximo, o ritmo é bastante intenso.
O Festival acolhe e muito bem todos os que vem em busca de cursos durantes as duas semanas. Durante o dia, tarde e noite os cursos com os professores vindo de vários estados brasileiros e outros de fora do Brasil, trazendo seus conhecimentos e nos brindando com shows incríveis, em vários locais e momentos. Os cursos de vários instrumentos são para alunos eruditos e populares, em todos os níveis do básico ao avançado e ainda podemos entre um curso e outro assistir a uma palestra sobre interessantes assuntos musicais!
Abaixo segue o link do site para quem quer saber mais sobre todos os cursos que acontecem e quem sabe estar por lá no ano que vem
www.fml.com.br
Destaque ao Concerto de abertura, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina que no programa trouxe três cirandas de Heitor Villa Lobos e também Melodia Sentimental com a participação especial da cantora Mônica Salmaso que cantou lindamente acompanhada com os arranjos de Nelson Ayres e regência de Alessandro Sangiorgi. No sábado dia 28 o fechamento com a Concertante, Carmen de Georges Bizet, arrancou aplausos do público no Teatro Ouro Verde.
Tutti Baê esteve ministrando curso de Canto Popular e a apresentação dos participantes da Oficina foi no Teatro do Sesi em Londrina que contou com a participação de cantores em solos e em grupo apresentando o negro spiritual Precious Lord de Thomaz A. Dorsey, foi uma grande mostra de superação e talentos, uma noite especial.
E a Folha de Londrina fez uma matéria com a preparadora do Vox Music Studio, leia abaixo!
https://www.folhadelondrina.com.br/…/a-voz-como-instrumento…
#estudodavoz,#auladecanto,#festivaldemúsicadelondrina,#folhadelondrina,#cantopopular


Sérgio Arnone na Percussão!

 

O percussionista Sérgio Arnone (Neco) foi recebido no Vox Music Studio!

Você sabia que os instrumentos de percussão são os mais antigos que existem? E pela sua forma de produção sonora característica, o som possui um ataque de curta duração. É impressionante como o som vai quase que imediatamente do silêncio à sua intensidade máxima e sofre um decaimento também curto.

Vale a pena conhecer o trabalho deste incrível artista em um destes instrumentos tão antigos e tão fortes também. Veja aqui o vídeo de Sérgio na percussão no canal do Vox no Youtube: goo.gl/5N4SHV

 

 

 


Haikaa ganha prêmio da ONU!

Existem muitos meios para vivermos uma vida plena e positiva e sabemos que uma das coisas mais importantes é, sem dúvida, ter paz e se relacionar com pessoas que enriquecem e ampliam nossos horizontes e é por isso que a equipe do Vox fica muito feliz em trabalhar com a Haikaa, um artista que tem realmente uma mensagem para levar às pessoas, que toca o coração e que possui verdade em suas músicas e composições.

Para Haikaa, suas canções são um fim assim como um meio. São um fim porque ama compor. Junto com o seu parceiro Mercuri, sente que tem um vislumbre da paz ao transformar suas emoções, suas contradições e seus paradoxos em melodia. São um meio porque através de suas canções procura atuar na construção de um mundo mais pacífico.

Como ativista da Paz, Haikaa criou diversos projetos com objetivos distintos. Usou sua canção “Heart to Heart” para arrecadar fundos para a UNICEF, “Turn On The Dark” para falar sobre os problemas ecológicos causados pela iluminação artificial e “Work of Art” para promover a celebração da diversidade.

No projeto “Work of Art Global Project” gravou a sua canção “Work of Art” em 20 idiomas com a participação de mais de 40 colaboradores ao redor do mundo. Gravou um vídeo com trechos da canção em várias línguas e por esse trabalho recebeu menção honrosa da United Nations Alliance of Civilizations, órgão das Nações Unidas que promove a diversidade. Veja o vídeo aqui: http://goo.gl/xm562B

Além disso, o projeto também virou um livro chamado: “What is Diversity” que pode ser encontrado no site da Amazon: http://goo.gl/TbQ88Y

Vale a pena acompanhar e conferir o trabalho da Haikaa, uma mulher que ganha cada vez mais espaço no mundo da música, das relações humanas e que trabalha por um mundo melhor.


A cantora e compositora Haikaa é citada em Artigo de pesquisadora Alemã.

A Haikaa é uma cantora incrível, além de sua linda voz e performance, é ótima compositora fazendo músicas criativas e envolventes, ela acredita que seu trabalho, baseado na auto-aceitação, no auto-conhecimento e no respeito mútuo, pode contribuir para as pessoas se sentirem “em casa” sob qualquer circunstância e desse modo, viver uma vida plena e feliz, por isso, neste mês de Abril seu trabalho foi mais uma vez reconhecido pela pesquisadora Jessica Sanfilippo Schultz da Universidade de Muenster na Alemanha que escreveu um Artigo que discute a poesia de artistas que tiveram uma múltipla vivência internacional como é o caso da Haikaa (Brasil/Japão/EUA).

Assim, Jessica Schultz escolheu duas músicas da Haikaa: “Work of Art” e “Call me by my name” para desenvolver sua análise e escrever sua tese. O artigo foi publicado em Abril através da editora de artigos acadêmicos De Gruyter que tem sede em Berlim, Alemanha.

Confira o Artigo completo aqui: http://goo.gl/UXYTEQ

Se você quiser saber mais sobre a Haikaa, acesse: goo.gl/H3cmXa e para ouvir a música “Work of Art” é só clicar aqui: goo.gl/4HfGTv.

 


Valécia Bressan conta sobre os livros de Tutti Baê!

Para comemorar o dia 16/04, dia da voz, Valécia Bressan, professora de técnica vocal e canto popular na cidade de Cascavel, Paraná mostra um pouquinho no vídeo os livros da Tutti Baê. São três volumes: “Canto, uma expressão” ideal para iniciantes na área da música, “Canto, uma consciência melódica”  que é uma das referências para aulas de canto no Brasil, voltado para o canto popular e por último o “Canto – Equilíbrio entre corpo e som” um livro para quem já está num nível mais avançado musicalmente, ele traz informações sobre anatomia e fisiologia do mecanismo vocal. Os três possuem CD e exercícios que deixam o aprendizado mais completo.

A professora Valécia Berssan também utiliza os livros em suas aulas para que o aluno tenha qualidade vocal e um trabalho de canto completo, portanto, neste dia da voz, aproveite esta dica sobre os livros, descubra e aprenda mais sobre música, canto e voz.

 


Livro: “Canto – Equilíbrio entre corpo e som”

Para quem já conhece e gosta dos outros livros da Tutti Baê, não pode deixar de ler o terceiro livro “Canto – Equilíbrio entre corpo e som: Princípios da fisiologia vocal” este com autoria também de Claudia Pacheco,
é um incrível material para professores e alunos que já iniciaram no campo da música e estão em um nível mais avançado.

Nele você vai encontrar informações sobre anatomia e fisiologia da voz, sempre de forma clara e de maneira doce, fazendo a leitura uma aventura deliciosa. O livro conta com um detalhamento de alto nível para o aprimoramento da técnica vocal e a melhor utilização do potencial vocal. Ele ainda acompanha um CD que contém 27 vocalizes e 3 playbacks. É sem dúvida uma ótima opção para você que é interessado e quer ter mais conteúdo de qualidade. Boa leitura!

Resenha:

“Neste livro encontram-se informações sobre anatomia e a fisiologia da voz, o uso do apoio respiratório durante o canto, os ajustes articulatórios, os recursos acústicos oferecidos por nossas caixas de ressonância e alguns temas que sempre geram discussões interessantes, como os diferentes registros vocais e o vibrato. Este terceiro livro de Tutti Baê, em co-autoria com a fonoaudióloga Cláudia Pacheco, é prefaciado pela cantora Jane Duboc, e suas resenhas são de Márcia Menezes (fonoaudióloga) e Beto Paciello (pianista e arranjador). A voz é o instrumento do cantor. Conhecer e entender a anatomia e a fisiologia do nosso mecanismo vocal é fundamental para se formar um sólido alicerce e desenvolver a técnica desejada para uma melhor utilização de seu potencial vocal. O CD que acompanha o livro contém 27 vocalizes e três playbacks.”

Compre nas lojas:

Vitale | Saraiva | Cultura | Amazon


Livro: “Canto uma Expressão – Princípios Básicos de Técnica Vocal”

Você gosta de música? Se interessa sobre técnicas vocais? Tem vontade de aprender um pouco mais sobre canto?

Se alguma das respostas forem sim, você não pode deixar de conhecer e ler o livro “Canto uma Expressão – Princípios Básicos de Técnica Vocal” de Mônica Marsola e Tutti Baê. A experiência dessas duas mulheres traz um material completo, realizado em anos de estudos e com relatos de outros profissionais renomados da área.

Nele você vai encontrar orientações sobre expressão, canto e música sempre com muito cuidado por parte das autoras para que a relação com o leitor seja mais empática e agradável. O livro aborda temas como instrumento vocal, impostação da voz e exercícios que são ilustrados pelo CD com 57 vocalizes que acompanha a obra. Sendo assim, ele é sem dúvida indispensável para estudantes, profissionais e amantes do canto. Vale a pena conferir e se apaixonar por cada pedaço deste incrível livro.

Resenha:

“Este livro orienta estudantes e profissionais do canto sobre os princípios da técnica vocal. Endossado por nomes como Mauro Dias (crítico musical), Sabá (contrabaixista e radialista), Jane Duboc (cantora), Nahor Gomes (trompetista) e prefaciado por Guga Stroeter é uma obra indispensável para os amantes do canto. Mônica Marsola – violonista, formada pela Faculdade de Composição e Regência da UNESP, e cantora profissional – e Tutti Baê – professora de canto e cantora profissional – juntaram a experiência que adquiriram ao longo das respectivas carreiras e elaboraram esta obra única no mercado brasileiro. O livro inclui um CD com 57 vocalizes.”

Compre agora:

Vitale | Livraria Cultura

 


Livro: “Canto uma consciência melódica”

Para quem já estudou bastante técnica vocal e quer focar em algo diferente, o livro “Canto uma consciência melódica” da cantora Tutti Baê é uma ótima opção.

Esse livro é uma das referências para aulas de canto no Brasil, é muito parecido com o Vaccai, obra muita famosa para cantores lírico. Ele é voltado para o canto popular, trabalhar todos os intervalos e possui um CD para poder praticar.

Resenha:

Os cantores se exercitam fazendo vocalizes (intervalos musicais dispostos melodicamente). Porém, ao iniciar o aprendizado do canto, o aluno, muitas vezes, tem dificuldade em identificar com precisão o intervalo que está sendo abordado em determinado exercício. Isso pode acarretar num maior desenvolvimento da parte da técnica vocal, em detrimento da percepção musical, embora essas disciplinas devam progredir de forma conjunta. Conhecendo os intervalos, pode-se aprender com mais facilidade uma melodia (fator fundamental em gravações), melhorar a afinação e ganhar segurança ao cantar em coro (abrir vozes). A conscientização melódica permite ao cantor ativar sua expressão musical e melhorar a qualidade e a criatividade de sua interpretação. O objetivo principal deste livro é o estudo dos intervalos. O prefácio da obra é de Gisela Nogueira – professora de violão, percepção musical e música de câmara da UNESP. As resenhas são de Che Leal (cantor profissional), Badi Assad (cantora e violonista) e Vinícius Dorin (saxofonista). Acompanha um CD com 130 vocalizes.

Você pode comprar em diversos site:

Amazon | Cultura | Vitale


O pequeno Felipe Machado e seu grande talento

Quem assistiu o The Voice Kids no último domingo (11/03), não conseguiu evitar a emoção. As crianças, histórias e vozes levaram o público a uma explosão de sentimentos. E entre os pequeninos estava o Felipe Machado, uma das estrelinhas do Vox Music Studio que faz preparação vocal com a Tutti Baê, preparadora vocal e diretora do estúdio.

Felipe chegou até essa fase, mostrando muita vontade, garra e determinação, mesmo sendo muito novo, provou que tem um caminho longo e de sucesso na carreira musical.

Se você não viu, assista neste link a apresentação de Felipe para o programa, cantando a música “Como uma onda”.

Reveja vídeos feitos no Vox Music:

 


A influência da música Gospel

Não faz muito tempo que a música gospel ganhou diversos destaques no Brasil. Cantores como Ana Paula Valadão, Aline Barros, Anderson Freire entre outros são exemplos de talentos com músicas para um público que cresce todos os anos, os cristãos.

Cada um desses artistas tem um estilo e uma das coisas que unem esses cantores é a temática religiosa em suas canções, mas podemos ouvir músicas que vão desde o pop e rock ao forró e sertanejo. No Vox Music Studio, nós fazemos preparação vocal de pessoas que participam do programa Domingo Show e percebemos que a música gospel tem sido escolhida por alguns jovens.

Veja abaixo alguns vídeos de quem já passou pelo Vox Music e também pela música gospel: