Felipe Machado, um pequeno grande talento!

Esse menino tem um talento incrível com apenas 15 anos. Felipe Machado faz preparação vocal aqui no Vox Music Studio com a Tutti Baê e mostra todas as semanas um progresso maravilhoso, ele nasceu com alma de cantor, tem uma voz que canta de forma natural e sem dúvidas, promete ser um dos nomes que irá figurar o cenário de sucesso da música brasileira.

No vídeo abaixo ele aparece tocando e cantando uma música dificílima de Edu Lobo, “Corrida de Jangada”. Ele mostra que veio para ficar, além do talento incrível, a sua rítmica, o seu swing e o seu carisma nos encantam.

“Vamo simbora” Felipe… seu caminho é de muito sucesso!

 


Amanda Carvalho, Beleza e Ritmo

Na última semana comemoramos o “Dia dos Ritmistas”. A cantora, Amanda, sempre nos surpreende! Além de cantar muito bem, tem um ritmo incrível, ela vem há tempos tocando nas baterias universitárias como a FEA PUC e Psicolata, ambas baterias da PUC São Paulo, onde a Amanda cursa psicologia.

Seu instrumento de paixão é o chocalho o qual ela toca a dois anos e recentemente se tornou diretora do naipe de chocalho da bateria FEA PUC vamos assistir um pouco da Amanda atuando:

WhatsApp Image 2017-12-02 at 10.57.40

 

 

Veja Amanda atuando na direção de naipe na demolição Puquiana, PUC São Paulo.

WhatsApp Image 2017-12-02 at 11.05.26

 

Apresentação da bateria da FEA PUC na Escola de Samba X9:

WhatsApp Image 2017-12-03 at 01.13.59


Uma Voz do Pará

O Jonnyson é uma das vozes do Pará, que esteve em São Paulo para mais uma desafio do Domingo Show. Enquanto ele está se preparando para voltar as aulas, ensaiou no Vox Music Studio as músicas: “Porque Homem Não Chora” do Pablo e “Alô Porteiro” do Tayrone, que foi o maior desafio, já que há outra versão cantada pela Marília Mendonça que fez uma releitura diferente, e ele teve que estudar a melodia original do Tayrone. Esse garoto é muito esforçado e tem evoluído muito. Parabéns Jonnyson!

Veja os vídeos abaixo:

 


A música sertaneja

A música sertaneja é um gênero musical brasileiro e nasceu nos anos de 1990 com a influência da música caipira, do fado, toada etc. Hoje, temos algumas divisões na música, que é o sertanejo caipira ou de raiz e o sertanejo romântico e o universitário.

Esse estilo tem diversos representantes e alguns clássicos como Alvarenga e Ranchinho, Torres e Florêncio, Tonico e Tinoco, Vieira e Vieirinha. Chitãozinho e Xororó, Inezita Barroso Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, Vitor e Léo, João Paulo & Daniel, Chico Rey & Paraná, João Mineiro e Marciano, Gian e Giovani, Rick & Renner,  Guilherme & Santiago, Maria Cecília & Rodolfo, João Bosco & Vinícius, César Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus, Victor & Leo, Marília Mendonça, Henrique e Juliano,Fernando & Sorocaba, Simone & Simaria,Gusttavo Lima, Luan Santana, Michel Teló, Maiara & Maraisa,Marcos & Belutti, Thaeme & Thiago, Cristiano Araújo, Lucas Lucco, Fred & Gustavo, Matheus e Kauan, Henrique & Diego, Israel Novaes, Naiara Azevedo,Munhoz & Mariano, Loubet, João Neto & Frederico. E por aí vai… não faltam duplas que representem os diferentes períodos do sertanejo. Qual seu preferido?

No Vox Music Studio tivemos a oportunidade de ter o jovem Nicolas Gabriel, ensaiando e mostrando seu talento no sertanejo. Veja os vídeos abaixo:

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja


Entrevista com Dra Glaucya mostra a importância de unir a fonoaudiologia e a preparação vocal

A Dra. Glaucya Madazio é fonoaudióloga e concedeu uma entrevista para o Vox Music, contando como foi o período que tratou da voz da Sandra Barros. Uma pessoa que passou de problemas na fala a uma cantora amadora, que até mesmo gravou um videoclipe no Vox Music para homenagear um familiar. Confira

Vox Music: Dra Glaucya, nos fale um pouco da importância de se trabalhar a voz falada no auxílio e desempenho para a voz cantada, sabemos que esse foi um dos trabalhos realizados com a Sandra , certo?
Dra. Glaucya: O instrumento básico da voz falada e da voz cantada é o mesmo. Assim, acredito que se houver uma alteração na voz falada ela deve ser tratada para poder refletir também na qualidade da voz cantada. Quanto melhor a voz falada, melhor o desempenho da voz cantada. É mais difícil trabalhar com a técnica e com o aperfeiçoamento da voz cantada se as condições básicas de produção da voz não estiverem em equilíbrio. Um trabalho de condicionamento da musculatura laríngea favorece a performance da voz, em qualquer circunstâncias.
Em relação à Sandra, a queixa vocal dela foi a voz falada. Portanto, o trabalho de reabilitação vocal foi totalmente voltado para a recuperação da voz falada. Com a voz falada melhor, ela se desafiou a desenvolver também a voz cantada. Especificamente nesse caso, seria muito difícil trabalhar com o canto dela, se a voz continuasse debilitada, com rouquidão, ar e pouca projeção, dificultando inclusive as interações sociais e relacionamento interpessoal.

 

Vox Music: E a voz cantada foi trabalhada por outra profissional? Vc poderia nos falar sobre essa parceria unindo duas forças?
Dra. Glaucya: Assim que a Sandra comunicou o desejo de fazer a gravação de uma música, solicitei ajuda da minha sócia, a fonoaudióloga Claudia Pacheco, que possui também habilidades de canto. A Sandra não queria ser cantora, apenas gravar uma música para dar de presente. Eu trabalhei com questões fisiológicas, de equilíbrio muscular, e a Claudia com a parte artística, ajustes de ressonância e afinação. Temos vários clientes que são atendidos no CEV em parceria, é uma prática comum dentro da nossa empresa. Acreditamos que pessoas diferentes com um ideal comum só podem ajudar o cumprimento da meta.

 

Vox Music: Após o trabalho realizado pelas fonos como vocês escolheram fazer a gravação da música?
Dra. Glaucya: A seleção de um estúdio de gravação para que nossa paciente pudesse gravar a música escolhida se deu em função de já termos visto trabalhos anteriores do Vox Music. Sabemos da competência desse estúdio na gravação de músicos e cantores profissionais, mas o que chamou nossa atenção foi o cuidado com a gravação e edição de áudios e vídeos de cantores amadores. O Vox Music atendeu a todas as expectativas durante a gravação de nossa cliente e o resultado foi excelente.
Parabéns pelo trabalho de vocês! O cuidado com a Sandra fez toda a diferença!
E que venham outros desafios para trabalharmos juntas.

 

Vox Music: O que você sentiu ao ver e ouvir o clipe da Sandra ?
Dra. Glaucya: O clipe da Sandra me deixou profundamente emocionada. O resultado ficou lindo, sem dúvida nenhuma. O que mais me encantou foi o desenvolvimento da ideia, a execução do processo e o desafio que ela se colocou. Uma mulher forte, determinada, que não mediu esforços para alcançar seu objetivo. Merece todo o meu reconhecimento, meu orgulho e meu aplauso.


Tom Jobim – Dia do Compositor Brasileiro

Hoje, dia 7 de outubro, é comemorado o Dia do Compositor Brasileiro. A composição é uma parte fundamental da música e queremos lembrar de um dos maiores nomes da composição brasileira: Tom Jobim.

O carioca Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, dispensa apresentações, este grande compositor era, também, maestro, pianista, arranjador, cantor e violinista. É um dos maiores nomes da música popular brasileira e da bossa nova. Em 1964, ganhou o Grammy de Música do Ano com a conhecidíssima “Garota de Ipanema”. Tom Jobim, com certeza é um dos maiores nomes da música brasileira, fez história dentro e fora do Brasil. Morreu aos 67 anos, deixando um legado incrível, quem quer ser compositor, precisa beber da água de Tom Jobim.

Queremos parabenizar todas as pessoas que tem se dedicado as composições no Brasil. Parabéns!

Veja abaixo alguma das composições de Tom Jobim:

 

 

Fonte:


Descubra quais são as propriedades do som

O som é a sensação produzida no ouvido pela vibração de corpos elásticos. As propriedades do som são altura, duração, intensidade e timbre. Veja abaixo com mais detalhes cada um deles:

Altura – determinada pela frenquência mais grave ou aguda. Na notação musical identifica-se a altura pela posição da nota no pentagrama e pela clave.
Intensidade – determinada pela amplitude da vibrações, dado ao som a propriedade de ser mais forte ou mais fraco. Na notação musical é representada por sinais de dinâmica.
Timbre – qualidade do som que permite reconhecer sua origem. Dependendo do som que ouvimos, podemos identificá-lo como sendo de um piano, de um violino ou de uma voz.

Leia mais no livro da Tutti Baê e Claudia Pacheco, Canto, equilíbrio entre o corpo e som (princípios da fisiologia vocal): https://goo.gl/6l7nrg

Livro Harmonização no Piano Popular

Nossa querida pianista Liliana Bollos acaba de lançar o livro “Harmonização no Piano Popular”.

É um livro que ajuda, além de pianistas, cantores, já que possui uma linguagem mais simiples. Ele traz dez músicas com várias etapas de harmonização e acompanhamentos com tríades, tétrades, acordes de apoio e distribuição de acordes em gêneros como choro, blues, baião, valsa, swing e bossa nova.

Não se preocupe se ainda tem pouco conhecimento, pois o material vem com vários níveis e pode ser praticado em grupo ou piano solo.

Pode ser comprado neste link: http://freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=42966185312AIXJ4ZA

Parabéns Liliana.

 


Saiba qual o padrão de respiração para o canto

Existem 3 padrões de respiração considerados naturais e sua denominação se refere aos locais onde percebemos a movimentação de nosso corpo ao inspirarmos. São eles: costal superior, diafragmático abdominal ou inferior e costodiafragmático abdominal. Entenda melhor cada um desses três tipos de respiração abaixo:

  • Costa superior é aquele que, muitas zvees, utilizamos durante as atividades físicas, pois permite entrada mais rápida de ar e maior oxigenação. Este padrão não é indicado para o canto, pois não permite controle da saída do ar e tenciona a musculatura do pescoço, que está localizada externamente à laringe;
  • Diafragmático abdominal ou inferior é o que utilizamos enquanto dormimos;
  • Costodiafragmático abdominal é o padrão ideal para fala ou canto, que prioriza a abertura das costelas e, consequentemente, provoca anteriorização do osso esterno e abaixamento do diafragma, resultando numa expansão abdominal.

Durante a fala ou canto necessitamos em alguns momentos de maior demanda de ar e expiração; nesse caso; para facilitar a saída do ar e adquirir o controle da respiração utilizamos a musculatura torácica e abdominal, que trabalham em conjunto.

Leia mais no livro da Tutti Baê e Claudia Pacheco: “Canto, equilíbrio entre o corpo e som princípios da fisiologia vocal”

Editora Vitale: https://goo.gl/6l7nrg


Amanda Carvalho lança seu primeiro EP

Amanda Carvalho lançou seu EP esse mês. Foi uma forma de reunir o incrível trabalho que ela vem fazendo aqui no Vox Music Studio.

Além de um talento natural que ela tem ao cantar, sempre está estudando e se aperfeiçoando na arte da música e surpreendendo a todos com suas performances. Se você ainda não viu os vídeo clipes que foram produzidos pelo Vox Music com as canções que está no EP, veja abaixo no nosso canal do Youtube: