A voz

Estamos na semana da voz. A voz humana é o som que emitimos para falar, cantar, gargalhar, chorar, gritar, etc. Ou seja, é uma das mais efetivas formas de comunicação que temos. Cada indivíduo tem uma particularidade quando falamos de voz. Isso caracteriza muito as pessoas e as fazem ser reconhecidas. Afinal, quantos poemas de amor existem que evidencia a saudade da voz amada?

Essas diferentes vozes é o que faz o mundo ter tantos talentos espalhados. Os cantores nos encantam, inspiram, entretém, animam e emocionam. A voz é um instrumento de trabalho para eles, saber prepará-la para sua apresentações é fundamental. Por isso nosso estúdio se chama Vox, que significa Voz em latim, pois não nos preocupamos simplesmente em gravar uma voz, queremos aperfeiçoar e cuidar para que tudo saia da melhor forma possível.
E como você tem cuidado da sua voz? Veja abaixo algumas dicas:
  • Beba bastante água para hidratar as cordas vocais;
  • Evite beber e fumar em períodos de apresentações, muitos pensam que algumas bebidas ajudam, mas só prejudicam a voz;
  • Pratique esportes;
  • Evite tomar gelado;
  • Tenha uma alimentação balanceada, além disso comer maça ajuda muito;
  • Faça os exercícios corretos.

Tutti Baê e Liliana Bollos interpretam Baby do Brasil no SESC

Baby Consuelo ou Baby do Brasil, como também é chamada, é uma cantora e compositora carioca nascida em 1952, que começou sua carreira em Salvador com a banda Novos Baianos.

A banda Novos Baianos teve seu início em 1959 e o seu auge com o disco Acabou Chorare, que foi considerado um dos melhores álbuns da história pela revista Rolling Stones. A banda permaneceu ativa por mais de 20 anos e gravou diversos discos.
 
Baby Consuelo permaneceu no universo musical cantando solo e lançou mais de 10 álbuns, tornando-se uma das maiores cantoras brasileiras e chamanda atenção, não somente por sua voz, mas por seu estilo e cabelos roxos.
 
A cantora e compositora Tutti Baê ao lado da pianista e jazz performer Liliana Bollos irão interpretar sucessos de Baby do Brasil nesta quinta-feira (13/04) no SESC Santo André ás 20h. E você é mais do que nosso convidado. Veja mais informações no site do SESC: https://m.sescsp.org.br/#/programacao/118761
OCT

Nova sala do Vox Music

A nova sala de voz do Vox Music está incrível. Tudo foi pensando para garantir qualidade e conforto para nossos cantores. Com tecnologia, design e sofisticação nossa nova sala teve o privilégio de ter a Amanda Carvalho, nossa querida cantora que está se preparando para muitos projetos este ano.

Em breve teremos o novo clipe dela com a música Daddy Lessons queterá um vídeo clipe lindo! Fique ligado que em breve muita novidade está por vir! Veja o vídeo da Amanda em nossa sala:


Conheça a Pianista Juliana D’Agostini

A Juliana D’Agostini é uma pianista com um talento incrível, tem sido reconhecida como uma das mais importantes pianistas brasileiras da atualidade. Ela está com novos projetos e em breve teremos novidades. Fizemos uma entrevista com ela para conhecer um pouco mais da sua carreira, confira:

 

Vox Music Studio: Juliana, como e quando começou seu interesse pela música?

Juliana: Comecei a estudar piano aos cinco anos e nunca parei. Meu interesse pela música sempre existiu. Meus primeiros concertos profissionais com orquestras foram quando tinha dez anos.

 

Vox Music Studio:  Qual sua formação e instrumentos que toca além do piano?

Juliana: Toco apenas piano. São de seis a oito horas de estudo por dia. Na área erudita não é comum tocar mais de um instrumento devido à carga horária de estudo. Sou formada em piano pela Universidade de São Paulo. 

 

Vox Music Studio: Quais são suas inspirações?

Juliana: No erudito grandes pianistas como Martha Argherich, Maria João Pires e Mitsuko Uchida. No popular Diana Krall e Elton John.

 

Vox Music Studio: Quão importante você considera a música para as pessoas e por que?

Juliana: A música está em todos os lugares. Na minha opinião é a mais completa das artes, que desperta todos os sentidos.

 

Vox Music Studio: De todos os prêmios que você ganhou qual o que você considera o mais importante?

Juliana: Os que perdi (risos), já que me incentivaram a estudar mais para vencer os próximos concursos!

 

Vox Music Studio: Poderia nos contar um pouco dos seus projetos para o futuro?

Juliana: Este semestre estou lançando meu quarto álbum erudito, com obras de Stravinsky e Fauré. 


Sambas Enredos de Carnaval

O Carnaval está chegando e com ele vem o momento de alegria, festa, conhecer pessoas, viajar, se divertir e conhecer os novos sambas enredo que as escolas de samba fazem muito bem. Além da diversão, o Carnaval brasileiro mostra muito da nossa cultura, através de pessoas que se dedicaram e estudaram muito para garantir uma festa para todos. Como é incrível ver a criatividade das escolas de samba, através das roupas, carros e músicas. Sem contar a disposição dos dançarinos e cantores para permanecer por quase uma hora sem parar dançando e cantando.
Para comemorar esse momento o Vox Music Studio selecionou três grandes sambas enredo do século passado de grandes sambistas, confira no vídeo abaixo:


Saiba o que são Vocalizes

Os vocalizes são exercícios vocais feitos com diferentes intervalos musicais dispostos melodicamente (uma nota após a outra) e acompanhados por instrumento harmônico ( piano ou violão), assegurando a afinação do cantor. Os vocalizes devem ser feitos sempre com o uso correto da respiração, articulação e ressonância,  são criados com vogais (Vocálicos), sílabas (silábicos), palavras e frases. Os intervalos musicais na vocalização ajudam a educar o ouvido e trabalham nossas pregas vocais.

Algumas vozes são trêmulas, outras nasais, outras guturais, veladas, duras, estridentes etc. Há também as que têm ausência de potência, extensão, de segurança, de elasticidade. A prática contínua dos vocalizes fará com que pouco a pouco esses problemas sejam sanados e então teremos uma voz com extensão maior, sonoridade mais bonita e flexível, ou seja, que a voz consiga alcançar as notas com mais facilidade, firmeza e segurança.

Os vocalizes podem ser feitos diariamente, mas não devem ultrapassar 25 minutos! Em frente ao espelho, lembre-se de usar volume moderado em toda a extensão, você pode utilizar os cds dos livros*, caso você nunca tenha vocalizado mesmo tendo o livro, procure um professor de técnica vocal para te ajudar. Pois no início os vocalizes devem ser feitos com graus conjuntos, vocalizes simples sempre dentro do registro médio, progredindo para a tessitura.  Lembre-se que a homogeneidade no volume da voz é importante na vocalização, quero dizer não preciso fazer notas aquelas as que tenho mais facilidade em volume fortíssimo, quando acabo ficando com muito pouco volume em notas mais agudas e lugares mais frágeis, é importante o volume homogêneo em toda a extensão .

Crie o hábito e vá sempre trocando os exercícios, não faça sempre os mesmos, antes dos vocalizes sempre faça os de aquecimento. Boa sorte e se tiver alguma dúvida fale conosco.

Tutti Baê

*Compre os livros de canto da Tutti Baê no site: https://goo.gl/6l7nrg e https://goo.gl/fIdpN8


Conheça a Liliana Bollos musicista e professora

Hoje a entrevista é com a incrível Liliana Bollos uma tremenda artista que tem um trabalho extenso tanto na educação quanto na música popular, as mãos que tocam nesse vídeo é dela e como você pode perceber o talento é indiscutível.

 

Ela é pianista, professora e pesquisadora. Tem graduação em música (performance em piano- jazz) e é bacharel e licenciada em letras pela USP, além disso tem mestrado em Música Popular e Ciência do Jazz  e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e autora de vários livros. Veja a entrevista que ela deu para o Vox Music Studio:

Vox Music Studio: Liliana, nos diga o que te levou para a música:

Liliana: Iniciei na música bem menina, aos 5, quase 6 anos por causa de minha mãe q tinha estudado piano e tinha um piano em casa. Tive uma professora muito amorosa, dona Irce Seixas.

 

Vox Music Studio: Conta como é ser pianista, as coisas boas e os ossos do ofício de ter esse instrumento no seu dia a dia.

Liliana: Viver de música não é simples. Escolher o que fazer dentro da carreira também não é simples, por isso é importante estudar, pesquisar e ter experiência. Com o tempo vai saber se nasceu para isso ou vai para outra área.

 

Vox Music Studio: Você é casada com o guitarrista Fernando Corrêa e juntos têm alguns trabalhos musicais, fale um pouco desses projetos.

Liliana: Casamos em 1989 e fomos estudar jazz na Áustria em Graz. Lá fizemos a graduação e mestrado. Gravamos o CD em contraste. No Brasil montamos o Quarteto Sonoro com os músicos Daniel Allain (flauta) e Sergio Schreiber (violoncelo) e gravamos o CD Sonoridades. Trabalho lindo. Percorremos várias escolas públicas no estado de SP, inclusive as que eu estudei em São Sebastião da Grama. Veja no meu site.

 

Vox Music Studio: O que te motiva a ministrar aulas e workshops?

Liliana: Adoro lecionar, é uma troca constante.

 

Vox Music Studio: Nos conte mais da sua família musical, sei que tem gente nova já fazendo música, não é?

Liliana: Meu filho Igor, 19 anos, é guitarrista e está estudando música, com certeza ele vai seguir a profissão!

 

Vox Music Studio: Você que começou tão cedo na música, recomenda que a partir de qual idade a criança deve começar o estudo da música? Dê uma dica pros pais que tem filhos que se interessam na área.

Liliana:  Considero muito importante o estudo da música para qualquer pessoa, e quanto mais cedo melhor, a música ajuda na sensibilização da criança, principalmente. Os jovens de hoje não tiveram música nas escolas, desde 1971 foi abolido da escola a aula de música e isso, na minha opinião, foi um empobrecimento muito grande. Dificilmente vemos jovens que têm facilidade em afinar uma melodia sequer, então, mesmo pra quem não pretende ser músico, estudar música é sempre muito importante para qualquer idade e quanto antes começar melhor.


Cantora Missaki lança o EP “Sakuragai”

Temos uma ótima notícia! Hoje, acabou de chegar da fábrica o EP “Sakuragai” da cantora Missaki. Para quem não sabe Sakuragai é uma palavra japonesa que significa concha rosa. Sendo o Japão uma ilha, o encontro com o mar, os amores e desamores inspiraram o EP que tem 6 músicas que falam de amor.

Há algum tempo, estamos no  processo de preparação vocal e produção desse EP, ás vezes as pessoas acham que é meio mágica, mas não é, tem muito trabalho em cima, muitas horas mesmo! E é muito gratificante recebê-lo prontinho da fábrica e ver que valeu a pena.

Foi muito prazeroso produzir este EP, primeiro porque a Missaki é uma grande cantora e segundo pela descoberta da cultura japonesa, que também foi um desafio.

A vontade dela era fazer um registro de músicas que tem um grande significado para sua carreira e fizeram parte da sua vida musical. Pois ela fez e faz parte de vários grupos vocais levando a música japonesa por todo esse nosso Brasil, em diversos shows e eventos.

Missaki me escolheu como produtora, e eu propus então, já que sou brasileiríssima, fazer uma mistura a qual eu me sentiria mais confortável e confiante para produzir. A idéia foi fazer um EP com melodias e poesias orientais, mas trabalhar a harmonização e rítmica da nossa forma ocidental, por ser uma mulher que não tem medo do novo, ela topou esse desafio.

O resultado ficou muito surpreendente, fizemos primeiro uma pré produção que foi muito bem recebida pelos amigos japoneses que amam a música japonesa e já estão com seus ouvidos bem acostumados a música ocidental.

Além da incrível voz da Missaki, destaco toda a arregimentação (músicos escolhidos), pois tivemos um elenco maravilhoso na produção, como Adriana Holtz  (Chelista) na música que dá nome ao EP, Sakuragai, e o trompetista Júnior Galante na música Anya Koro.

Eu e Missaki ficamos felizes com o resultado e batemos o martelo.  Aí está o resultado! Vai valer a pena conferir. Logo convidaremos a todos para este lançamento.
Tutti Baê


O Vox Music de cara nova!

Começo de ano é hora de limpar, organizar, arrumar, reformar! Tudo isso é importante para renovar a energia e começar novos projetos! O Vox Music Studio começou o ano de 2017 mudando de cara

Sabemos que muitas vezes uma reforma pode se tornar uma “novela” interminável, mas não, se você tiver um elenco mega talentoso como este!

Parabéns a todos estes excelentes profissionais que trabalharam aqui no Vox Music Studio, trazendo um resultado incrível: D

Rômulo Cavalcanti – Arquiteto

Sr Carinhoso – Pedreiro

Francisco – Ajudante de pedreiro

Adriana Lima – Staf de apoio

Sr Fernando – Tapeceiro

Preto – Marceneiro e eletricista

Júnior e Jefferson – Colocação de ar condicionado

Equipe do Victor e equipe do Fernando – Dedetização Higitec

Paulo Gomes, Wagner, Paulo Victor e Lê – Gesseiros

Magrão – Retirada do Material

Designer – Bruno Goulart

Sr Alexandre – Portões Automatec

Adriano – Paisagismo

 

Venha nos fazer uma visita e ver como ficou o novo Vox Music Studio.

fachada3 fachada fachada2