Altura- Afinação

Olá amigos hoje vamos falar de mais uma propriedade do som a Altura.

Ela é determinada pela posição de cada nota no pentagrama e pela clave.

De acordo com as frequências de cada som, podemos classifica-los em graves, médios e agudos, quanto mais para cima a nota estiver no pentagrama, mais agudo o som, e quanto mais para baixo a nota estiver estará mais grave.

Frequência significa número de vibrações por segundo, quanto mais vibrações por segundo mais agudo é o som, a frequência é medida em Hz (Hertz). Exemplo:

um lá (3) vibra 440 vezes por segundo, um ré (2) vibra 147 vezes por segundo ou 147Hz , portanto o ré na oitava de número 2 do piano é bem mais grave do que o lá na oitava 3 do piano que está numa região média, e essas duas notas serão bem mais graves do que um lá(4) que vibra 880 Hz está bem mais para cima no pentagrama e vibra muito mais rápido a nota portanto é bem mais aguda.

Essas notas de altura diferentes formam a Melodia.

Se os sons forem tocados ao mesmo com alturas diferentes teremos os acordes que são a base da Harmonia.

Para nós cantores essa propriedade deve ser bem entendida pois um dos maiores desafios do cantor é afinação das notas e execução correta dos intervalos da melodia, ou seja afinar é atingir exatamente a altura da nota pedida no pentagrama.

Exemplo:

na melodia da música tem um sol(3)- 392Hz, já é uma nota aguda por exemplo para as meso sopranos, então se eu não ouvir direito a altura do som, colocar pouco ar, vamos dizer pegar a nota de mal jeito e não vibrar as 392 Hz, eu terei cantado um sol(3) fora da altura pedida, desafinado! e isso é o que nós cantores menos queremos!

Portanto sempre vocalizamos para além de trabalhar a musculatura vocal, trabalhar o nosso ouvido para reconhcer com mais facilidade os sons em sua altura pedida. Uma dica pra treino é o solfejo cantado e estudo dos intervalos.

Qualquer dúvida estamos por aqui escreva pra gente!

bons estudos!!

….se você disser que eu desafino amor……

(Newton Mendonça e Tom Jobim)

 




Deixe um comentário