Todas as vozes dos cantores que levam emoção para os bailes, para as avenidas já estão aquecendo os motores!!
Mas esse trabalho vocal começa bem antes do carnaval é o que nos conta, dentre outras coisas
Dra. Thays Vaiano fonoaudióloga
“Este projeto com intérpretes de samba-enredo nasceu com a finalidade de levar mais qualidade de vida e voz para cantores das escolas de samba.
Quem vê um cantor de escola de samba esbanjando alegria na avenida, não imagina a verdadeira maratona física e vocal imposta a esses artistas.
A rotina dos cantores de escola de samba envolve ensaios, shows, participação em programas de rádio e televisão, gravações e horas e mais horas de ensaios na quadra e nas ruas. Esses ensaios, na maior parte das vezes, acontecem em ambientes com condições acústicas desfavoráveis, interferindo em sua saúde vocal e auditiva dos cantores. Em meio a mais de 100 ritmistas da bateria, muitos locais não possuem retorno adequado para as vozes e não é raro encontrar pessoas roucas pelas quadras das escolas de samba após os ensaios.
Ao longo de 10 anos trabalhando com esse público especifico, percebi que a demanda vocal nos períodos de dezembro a fevereiro quase triplica e isso exige um preparo. Se pensarmos em um maratonista, não adianta começar os treinos para a prova um mês antes, é preciso uma preparação, um condicionamento que leva quase o ano todo. Passamos a fazer isso com os cantores de carnaval, um acompanhamento e treino de condicionamento vocal ao longo do ano para que suas vozes estivessem prontas para a maratona do carnaval.
Nos últimos anos a saúde, a consciência e a resistência vocal desses cantores melhorou muito. As emergências vocais na semana do carnaval são cada vez mais raras, assim como as lesões. Eles continuam cantando em forte intensidade, tons altos e ritmo cada vez mais acelerado, mas essa é uma exigência do samba-enredo e percebo que ter adequado o treinamento à demanda deles fez com que a adesão aos exercícios fizesse sentido.
O nome atribuído ao treinamento, ATLETAS DA VOZ, faz com que eles entendam que além de talento, existem músculos envolvidos no canto que podem e DEVEM ser exercitados e condicionados para que suas vozes possam ecoar e levar alegria para o povo na maior festa popular do planeta”.
Foto- Dra Thays,Celsinho Mody,Léo Reis e Dra Flavia Badaro.