Entrevista com Dra Glaucya mostra a importância de unir a fonoaudiologia e a preparação vocal

A Dra. Glaucya Madazio é fonoaudióloga e concedeu uma entrevista para o Vox Music, contando como foi o período que tratou da voz da Sandra Barros. Uma pessoa que passou de problemas na fala a uma cantora amadora, que até mesmo gravou um videoclipe no Vox Music para homenagear um familiar. Confira

Vox Music: Dra Glaucya, nos fale um pouco da importância de se trabalhar a voz falada no auxílio e desempenho para a voz cantada, sabemos que esse foi um dos trabalhos realizados com a Sandra , certo?
Dra. Glaucya: O instrumento básico da voz falada e da voz cantada é o mesmo. Assim, acredito que se houver uma alteração na voz falada ela deve ser tratada para poder refletir também na qualidade da voz cantada. Quanto melhor a voz falada, melhor o desempenho da voz cantada. É mais difícil trabalhar com a técnica e com o aperfeiçoamento da voz cantada se as condições básicas de produção da voz não estiverem em equilíbrio. Um trabalho de condicionamento da musculatura laríngea favorece a performance da voz, em qualquer circunstâncias.
Em relação à Sandra, a queixa vocal dela foi a voz falada. Portanto, o trabalho de reabilitação vocal foi totalmente voltado para a recuperação da voz falada. Com a voz falada melhor, ela se desafiou a desenvolver também a voz cantada. Especificamente nesse caso, seria muito difícil trabalhar com o canto dela, se a voz continuasse debilitada, com rouquidão, ar e pouca projeção, dificultando inclusive as interações sociais e relacionamento interpessoal.

 

Vox Music: E a voz cantada foi trabalhada por outra profissional? Vc poderia nos falar sobre essa parceria unindo duas forças?
Dra. Glaucya: Assim que a Sandra comunicou o desejo de fazer a gravação de uma música, solicitei ajuda da minha sócia, a fonoaudióloga Claudia Pacheco, que possui também habilidades de canto. A Sandra não queria ser cantora, apenas gravar uma música para dar de presente. Eu trabalhei com questões fisiológicas, de equilíbrio muscular, e a Claudia com a parte artística, ajustes de ressonância e afinação. Temos vários clientes que são atendidos no CEV em parceria, é uma prática comum dentro da nossa empresa. Acreditamos que pessoas diferentes com um ideal comum só podem ajudar o cumprimento da meta.

 

Vox Music: Após o trabalho realizado pelas fonos como vocês escolheram fazer a gravação da música?
Dra. Glaucya: A seleção de um estúdio de gravação para que nossa paciente pudesse gravar a música escolhida se deu em função de já termos visto trabalhos anteriores do Vox Music. Sabemos da competência desse estúdio na gravação de músicos e cantores profissionais, mas o que chamou nossa atenção foi o cuidado com a gravação e edição de áudios e vídeos de cantores amadores. O Vox Music atendeu a todas as expectativas durante a gravação de nossa cliente e o resultado foi excelente.
Parabéns pelo trabalho de vocês! O cuidado com a Sandra fez toda a diferença!
E que venham outros desafios para trabalharmos juntas.

 

Vox Music: O que você sentiu ao ver e ouvir o clipe da Sandra ?
Dra. Glaucya: O clipe da Sandra me deixou profundamente emocionada. O resultado ficou lindo, sem dúvida nenhuma. O que mais me encantou foi o desenvolvimento da ideia, a execução do processo e o desafio que ela se colocou. Uma mulher forte, determinada, que não mediu esforços para alcançar seu objetivo. Merece todo o meu reconhecimento, meu orgulho e meu aplauso.




Deixe um comentário