Outro dia estava na fila aguardando a chamada do número da minha senha, quando a criança ao meu lado identificou que a melodia tocada pela sirene da senha era “mi si mi si”. Pois é, se você viver uma situação semelhante a essa, saiba que você está ao lado de um “ouvido absoluto”.
O indivíduo que possui ouvido absoluto reconhece as notas tocadas imediatamente, quando tocadas sozinhas ou agrupadas. Trata-se de uma habilidade nata, mas não hereditária e apenas uma em cada 10 mil pessoas tem essa habilidade.
E não estamos falando só de música, mas também de sons vindos de buzinas, da natureza, vozes de animais, barulhos de máquinas. A explicação para esse dom não está no aparelho auditivo, mas no cérebro. Quem tem ouvido absoluto possui mais capacidade de receber e interpretar estímulos do lado esquerdo do cérebro, onde os sons são processados.
Mas não significa que quem tem ouvido absoluto será um gênio da música. Ter o dom do ouvido absoluto não garante criatividade na composição nem genialidade na interpretação.
Alguns famosos que possuem ouvido absoluto:
– Jimi Hendrix, guitarrista e cantor americano que não sabia ler partituras, mas conseguia aprender o repertório inteiro de uma banda ouvindo apenas uma única vez.
– Wolfgang Amadeus Mozart, compositor austríaco que, quando criança, teria exclamado “Sol sustenido!” ao ouvir o guincho de um porco.
– Mariah Carey, cantora americana que aos quatro anos de idade conseguia cantar exatamente igual ao que ela ouvia.
Fontes: “Canto uma expressão”, Mônica Marsola e Tutti Baê e site da Revista Superinteressante (http://super.abril.com.br/ciencia/o-que-e-ouvido-absoluto)