Saiba qual o padrão de respiração para o canto

Existem 3 padrões de respiração considerados naturais e sua denominação se refere aos locais onde percebemos a movimentação de nosso corpo ao inspirarmos. São eles: costal superior, diafragmático abdominal ou inferior e costodiafragmático abdominal. Entenda melhor cada um desses três tipos de respiração abaixo:

  • Costa superior é aquele que, muitas zvees, utilizamos durante as atividades físicas, pois permite entrada mais rápida de ar e maior oxigenação. Este padrão não é indicado para o canto, pois não permite controle da saída do ar e tenciona a musculatura do pescoço, que está localizada externamente à laringe;
  • Diafragmático abdominal ou inferior é o que utilizamos enquanto dormimos;
  • Costodiafragmático abdominal é o padrão ideal para fala ou canto, que prioriza a abertura das costelas e, consequentemente, provoca anteriorização do osso esterno e abaixamento do diafragma, resultando numa expansão abdominal.

Durante a fala ou canto necessitamos em alguns momentos de maior demanda de ar e expiração; nesse caso; para facilitar a saída do ar e adquirir o controle da respiração utilizamos a musculatura torácica e abdominal, que trabalham em conjunto.

Leia mais no livro da Tutti Baê e Claudia Pacheco: “Canto, equilíbrio entre o corpo e som princípios da fisiologia vocal”

Editora Vitale: https://goo.gl/6l7nrg




Deixe um comentário