Altura- Afinação

Olá amigos hoje vamos falar de mais uma propriedade do som a Altura.

Ela é determinada pela posição de cada nota no pentagrama e pela clave.

De acordo com as frequências de cada som, podemos classifica-los em graves, médios e agudos, quanto mais para cima a nota estiver no pentagrama, mais agudo o som, e quanto mais para baixo a nota estiver estará mais grave.

Frequência significa número de vibrações por segundo, quanto mais vibrações por segundo mais agudo é o som, a frequência é medida em Hz (Hertz). Exemplo:

um lá (3) vibra 440 vezes por segundo, um ré (2) vibra 147 vezes por segundo ou 147Hz , portanto o ré na oitava de número 2 do piano é bem mais grave do que o lá na oitava 3 do piano que está numa região média, e essas duas notas serão bem mais graves do que um lá(4) que vibra 880 Hz está bem mais para cima no pentagrama e vibra muito mais rápido a nota portanto é bem mais aguda.

Essas notas de altura diferentes formam a Melodia.

Se os sons forem tocados ao mesmo com alturas diferentes teremos os acordes que são a base da Harmonia.

Para nós cantores essa propriedade deve ser bem entendida pois um dos maiores desafios do cantor é afinação das notas e execução correta dos intervalos da melodia, ou seja afinar é atingir exatamente a altura da nota pedida no pentagrama.

Exemplo:

na melodia da música tem um sol(3)- 392Hz, já é uma nota aguda por exemplo para as meso sopranos, então se eu não ouvir direito a altura do som, colocar pouco ar, vamos dizer pegar a nota de mal jeito e não vibrar as 392 Hz, eu terei cantado um sol(3) fora da altura pedida, desafinado! e isso é o que nós cantores menos queremos!

Portanto sempre vocalizamos para além de trabalhar a musculatura vocal, trabalhar o nosso ouvido para reconhcer com mais facilidade os sons em sua altura pedida. Uma dica pra treino é o solfejo cantado e estudo dos intervalos.

Qualquer dúvida estamos por aqui escreva pra gente!

bons estudos!!

….se você disser que eu desafino amor……

(Newton Mendonça e Tom Jobim)

 


2º Semestre!

Olá amigos do Vox essa lindeza que está aí na foto é a Sofia ela vem nos dar as boas vindas para a entrada desse novo semestre de 2019!

faz pouco tempo que ela gravou a música da Taylor Swift (Wildest Dreams) , abaixo eu vou colocar o link pra quem ainda não viu e pra quem quer ver de novo.

A Sofia aproveita para agradecer as mensagens carinhosas que recebeu sobre essa música e dizer que segundo semestre teremos novidades.

Pra quem quiser conhecer também um pouco mais sobre a trajetória musical dessa garota tão talentosa, pode ler a matéria que fizemos com ela segue, segue o link também!

Nova geração chegando com tudo, novos ares, novo semestre!

http://www.voxmusicstudio.com.br/sofia-no-vox-music-studio/

foto- Rodrigo Lopes

 

 

 


Música é Cultura

Ouvir, escutar, curtir música, acústico, eletrônico, pop, mpb,novo, velho, em casa, no carro….

esse é um hábito que não devemos perder, ouvir música!

aquelas que marcaram pra gente, aquelas que sabemos cantar todinha, ouvir novos e velhos estilos.

As histórias dos interpretes, compositores, são um show a parte enfim falar de música é abrir um novo campo, música é cultura!

Mudou a forma de se ouvir música quem é mais velho lembra que os amigos se juntavam para ouvir um LP na vitrola, que fazia parte dos famosos aparelhos 3 em 1 e por aí vai…. mas o gostoso era a união de ouvir música junto curtir comentar….

mesmo com a facilidade de ouvir música pela internet há pessoas que amam ter seus cds e até mesmo LPs,

olha aí acabei dando uma ótima idéia juntar os amigos para ouvir música!!

sempre!

uma ótima noite amigos do Vox

 

 

 


Domingo Show

Agora de manhã recebemos aqui no Vox o Lucas Aboiador, ele mora em Marcos Moura- Santa Rita (Paraíba)

veio ensaiar para sua apresentação amanhã as 11 horas no Domingo Show na rede Record!

não percam essa apresentação, o Lucas tem um carisma incrível ,não teve aqui quem ficasse parado com ele!!

Lucas estamos juntos torcendo por você!!

Um abração da equipe Vox Music Studio


Vox Music

No Vox Music nasce flor todo dia, sempre chegando gente nova!

cantores experientes que já tem bastante bagagem também vem ao Vox para adequar o seu talento a essa nova era digital,

e esses cantores nos encantam, porque é bem legal ver um desses profissionais gravar é incrível ver a facilidade de abrir um vocal ou fazer determinada interpretação pedida pelo produtor.

Qualidade e astral geram sempre novidades, novos projetos.

Quer colocar o seu em prática?

Vem pro Vox Music Studio!

 


Thaina Almeida canta Michael!

Oi amigos bom dia!

mais um final de semana de muito trabalho aqui no Vox Music Studio, essa foi a vez da nossa querida Thaina

que veio acompanhada de seus pais gravar o vídeo da música de Michael Jackson “Ben” esse vídeo logo logo estará pronto para que vocês conheçam esse talento, realmente essa nova geração vem com tudo muita energia, modernidade mas antenadas nas músicas mais antigas que tanto nos ensinam!

Parabéns Thaina!!