Duração

Olá amigos hoje vamos falar de mais uma propriedade do som que é a Duração

Duração é o tempo em que se prolonga o som que estamos ouvindo.

Exemplo: eu toco no piano uma nota “dó” e fico segurando a tecla por 4 tempos ou 8 tempos, será uma nota longa; posso segurar a tecla do piano na nota” dó” apenas 2 tempos, ficará mais curta que a primeira que toquei e assim essas durações diferentes de cada nota dentro de uma pulsação vão determinar, o ritmo da frase musical a ser cantada.

Na partitura para se determinar quanto tempo prolongo cada nota existem as “figuras de notas” e “pausas” e também a indicação da fórmula de compasso, para que possamos saber com exatidão as durações. Quando começamos a estudar solfejo cantado antes de inicicar a leitura com as alturas de notas, trabalhamos a leitura das figuras e pausas, há vários livros sobre o assunto mas vamos sugerir hoje o Pozzoli.

Então toda a nota que ouvimos, tem uma altura determinada, um timbre, uma intensidade, andamento e uma duração! Vamos pensar bastante nisso e alunos vamos conversar em aula sobre!

Hoje completamos as Propriedades do som. Vamos abrir para questões, e ainda no mês de outubro vamos dar continuidade ao estudo das teorias elementares da Música!

Boa tarde a todos amigos e alunos

até já

 

 




Deixe um comentário