Olá amigos hoje vamos falar de mais uma propriedade do som que é a Duração
Duração é o tempo em que se prolonga o som que estamos ouvindo.
Exemplo: eu toco no piano uma nota “dó” e fico segurando a tecla por 4 tempos ou 8 tempos, será uma nota longa; posso segurar a tecla do piano na nota” dó” apenas 2 tempos, ficará mais curta que a primeira que toquei e assim essas durações diferentes de cada nota dentro de uma pulsação vão determinar, o ritmo da frase musical a ser cantada.
Na partitura para se determinar quanto tempo prolongo cada nota existem as “figuras de notas” e “pausas” (são os tempos de silêncio) e também a indicação da fórmula de compasso, para que possamos saber com exatidão as durações de cada nota ou pausa. Quando começamos a estudar solfejo cantado antes de inicicar a leitura com as alturas de notas, trabalhamos a leitura das figuras e pausas, há vários livros sobre o assunto mas vamos sugerir hoje o livro ” Pozzoli”.
Então toda a nota que ouvimos, tem uma altura determinada, um timbre, uma intensidade, andamento e uma duração! Vamos pensar bastante nisso e alunos vamos conversar em aula sobre!
Hoje completamos as Propriedades do som. Vamos abrir para questões, e ainda no mês de outubro vamos dar continuidade ao estudo das teorias elementares da Música!
Boa tarde a todos amigos e alunos
até já